WeFood, um supermercado contra o desperdício de alimentos | Boas de Garfo
Fonte: QZ

WeFood, um supermercado contra o desperdício de alimentos

Você compra produtos que já passaram do prazo de validade? Provavelmente não, né? Mas o que muitos não sabem é que existe uma grande diferença entre o prazo de validade impresso nos alimentos que você encontramos nas gôndolas dos supermercados e o período que eles podem ser de fato consumidos de forma segura. Aquele prazo impresso na verdade é a data em que o produto precisa ser vendido, e não consumido.

Fachada do supermercado WeFood (Fonte: Mariana Kalil)

Fachada do supermercado WeFood (Fonte: Mariana Kalil)

O que acaba acontecendo é que muitos alimentos são jogados fora, um verdadeiro desperdício. É um assunto que causa revolta e que já foi pauta. Tanto é que em dezembro do ano passado, a França aprovou uma lei obrigando todos os supermercados a doar alimentos fora do prazo da validade para instituições de caridade ou banco de alimentos, para evitar o desperdício que vem acontecendo com tanta frequência.

Com isso em mente, foi lançado o WeFood, um supermercado em Copenhague onde só são vendidos produtos com prazo de validade vencido ou que tenham problemas no rótulo ou na embalagem.

Só na Dinamarca são jogadas fora 700 mil toneladas de comida por ano!

Fonte: QZ

Fonte: QZ

A iniciativa foi muito bem recebida – para arrecadar dinheiro para esse novo modelo de negócio, os idealizadores fizeram uma campanha de crowdfunding em que foi arrecado DKK 1 milhão, o equivalente a R$ 580 mil.

Como funciona?

Frutas, verduras, pães, laticínios e outros produtos são vendidos no WeFood, mas não se preocupem – todos tem garantia por lei de segurança para a saúde dos consumidores. Fecharam parceria com grandes redes de alimentos que doam os produtos. Os itens são venddos com descontos entre 30-50% e o dinheiro arrecado é revertido para a DanChurchAid, uma organização filantrópica dinamarquesa que ajuda comunidades carentes ao redor do mundo, mas especialmente nos países pobres da Ásia e da África. Os funcionários são todos voluntários. E os clientes? São pessoas que apreciam um desconto mas que também se preocupam com o desperdício crescente de alimentos.

Vamos dar um basta ao desperdício de alimentos? (Fonte: Feel Cook)

Vamos dar um basta ao desperdício de alimentos? (Fonte: Feel Cook)

A ideia é que essa iniciativa dê certo em Copenhague para depois ser ativada em outras cidades, e quem sabe, outros países.

E vocês, gostaram da ideia? Seriam clientes da WeFood? Queremos saber.

 

2 comentários

  1. Taisa disse:22 March 2016

    Meninas, desculpe a pergunta nada a ver nesse post: menu degustação japonês para data especial: recomendariam Aya, Huto ou um terceiro que nao tenha post aqui?
    Beijos e obrigada!

    Responder
    1. Boas de Garfo (autor do post) disse:22 March 2016

      Oi Taisa, mil desculpas pela demora! Tem também o UN que é bem gostoso. É novo e fica nos Jardins. Tem também o Jun Sakamoto, Junju (tbm do Jun mas fica no Shopping Iguatemi), mas o que mais gostamos é o Huto ou o Aya mesmo! Qualquer dúvida, estamos a disposicão! Beijos, Gabi e Bella

      Responder

Deixe seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

.