Tête à Tête: Experiência à quatro mãos | Boas de Garfo
Cassoulet

Tête à Tête: Experiência à quatro mãos

Durante o mês de maio, o restaurante Tête à Tête receberá chefs convidados para cozinhar com o chef Gabriel Matteuzzi, que recentemente ganhou a primeira estrela Michelin.

Experiência à 4 mãos no restaurante Tête à Tête com os chefs Raphael Despirite, Ligia Karasawa, Ivan Ralston e Gabriel Broide.

Experiência à 4 mãos no restaurante Tête à Tête com os chefs Raphael Despirite, Ligia Karasawa, Ivan Ralston e Gabriel Broide.

Fomos convidadas para a primeira degustação que aconteceu nesta terça-feira, com o chef Raphael Despirite do restaurante Marcel.

Chegamos animadas e com fome! A primeira olhada no menu aguçou nosso paladar em questão de segundos. O menu degustação contava com 6 pratos diferentes, todos harmonizados com vinhos. Um verdadeiro banquete!
Para começar, steak tartare com batatas fritas, harmonizado com vinho La Part du Colibri (Côt 2014 Loire). A bela apresentação, com cor rosada e aspecto fresco, aliado ao equilíbrio em tempero fez desse tartare um dos mais deliciosos que provamos nos últimos tempos! E as batatinhas crocantes e sequinhas – ah, nem se fala! Amamos.
Steak tartare com batatas fritas

Steak tartare com batatas fritas

O segundo prato era um terrine de foie gras com gelée de champagne e uvas com baunilha (harmonização: Magie D’Automne, 2012 Sud Quest). O foie gras tinha textura mais consistente, porém ainda cremoso e combinou perfeitamente com o docinho das uvas e a gelatina de champagne. Prato delicado e muito saboroso.
Terrine de foie gras com gelée de champagne e uvas com baunilha

Terrine de foie gras com gelée de champagne e uvas com baunilha

Como uma de nós não é muito fã de foie gras, os chefs fizeram um ceviche de frutos do mar. Por sinal, um dos ceviches mais bonitos e coloridos que já vimos! Iguarias frescas, suco delicioso e apresentação nota mil.

Ceviche de frutos do mar

Ceviche de frutos do mar

O próximo prato foi um soufflé de queijo, harmonizado com Alsace Métiss (2014, Alsace). Estava bem fofinho e alto, do jeito que o soufflé tem que ser, porém achamos que faltou um tiquinho de sal. Mesmo assim, estava uma delícia.
Soufflê de queijo

Soufflê de queijo

Como um de nós também não é muito fã de queijo, teve a opcão dos guiozas de camarão, servidos com um caldo de gengibre delicioso. Lembrou bastante os temperos usados na culinária tailandesa, bem sutis mas apimentados na medida certa.
Guiozas de camarão ao molho de gengibre

Guiozas de camarão ao molho de gengibre

O quarto prato foi o bouillabaisse, com postas de peixe e mariscos cozidos em um caldo magnífico, daqueles que te acolhem a alma, sabe? Muito gostoso. Foi harmonizado com um Clos de la Févrie (2014, Loire).
Bouillabaisse

Bouillabaisse 

O quinto prato foi um cassoulet, conhecido como a feijoada francesa. Nunca vimos feijões tão grandes e carnudos! Foi servido com confit de pato macio macio! Tinha também pedacinhos de linguiça e acreditamos que era lombo ou costelinha de porco, para dar um sabor defumado ao prato. Elegemos como um dos nossos pratos favoritos da noite! O caldo estava uma delícia, comum sabor acentuado de vinho e ervas. A carne do pato foi cozida perfeitamente, se desmanchando ao toque do garfo. Este prato foi harmonizado com um Château La Grave (2012, Bordeaux).
Cassoulet

Cassoulet

E por último, uma sobremesa típica francesa, o tarte tatin, servido morno e acompanhado por sorvete de creme. Em uma camada fina de massa folhada, havia fatias de maçãs caramelizadas com um toque de canela. De raspar o prato! O vinho escolhido para acompanhar esse prato foi o Crémant Cuvée Emotion Rosé (2013, Languedoc)
Tarte Tatin

Tarte Tatin

Adoramos a experiência à quatro mãos do Tête à Téte. Esses encontros servem para mostrar a versatilidade do chef anfitrião e de sua cozinha. E fez exatamente isso! O próximo encontro será dia 17, no Tête à Tête com a Ligia Karasawa, chef do Brace Bar & Griglia, restaurante do Eataly. Na semana seguinte é a vez do chef Ivan Ralston, do restaurante Tuju e, para fechar, Gabriel recebe o chef Gabriel Broide, do Mina – restaurante do hotel & spa Botanique, em Campos do Jordão.
Quem tiver interesse em participar de uma dessas experiências, não deixem de acessar o site foodpass e clicar AQUI, pois é lá que os convites são vendidos.

ONDE: Tête-à-tête restaurante na Rua Melo Alves, 216 – Jardins. Tel.: (11) 3085-2935
QUANDO: À quatro mãos: dias 10, 17, 24 e 31 de maio. A partir das 19h30 às 22h30. 30 lugares.
PREÇO: Menu degustação R$ 240 (com harmonização sugerida no jantar)

Deixe seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

.