Suflê Fit de chocolate e flor de sal | Boas de Garfo
IMG_0122

Suflê Fit de chocolate e flor de sal

Carnaval está chegando e todo mundo acaba abrindo exceções para doces, bebidas e comidas não tão saudáveis. Por isso, nossa super colaboradora Bianca Simões nos passou uma dica de sobremesa prática e deliciosa, aquela que realmente mata a vontade de doce e, ao mesmo tempo, faz um bem tremendo ao organismo!

Ela explica que devido a utilização de chocolate com alto teor de cacau, esta sobremesa é rica em antioxidantes, prevenindo a ação de radicais livres e o envelhecimento precoce. Este ingrediente também reduz o hormônio do stress e ajuda a melhorar o humor. A biomassa, a seu turno, auxilia na manutenção de uma flora intestinal saudável, no funcionamento adequado do intestino e na absorção de nutrientes.

IMG_0117 Diferentemente das receitas tradicionais de suflê de chocolate, não utilizamos manteiga e sim o ghee ou manteiga clarificada. Muito utilizada na medicina ayurvédica, o ghee é uma manteiga mais pura, que passa por um processo de clarificação, no qual toda lactose, sal e qualquer toxina que possa fazer mal ao organismo são retirados dela.

Vamos ao que interessa?

INGREDIENTES

– 200g de chocolate 70% cacau
– 40g de biomassa (já dicas de onde comprar este produto e de como fazer aqui)
– 65g de ghee
– 4 claras
– 5 gemas
– 1/4 de xíc. de chá de açúcar demerara moído
– Flor de sal para finalização

Para untar: Açúcar demerara moído e ghee

IMG_0125

MODO DE FAZER

1) Pré-aqueça o forno a 190oC.
2) Utilizando papel toalha, unte 4-5 ramequins com ghee e açúcar demerara moído.
3) Em banho-maria, derreta o chocolate, com o ghee e a biomassa. A água não deve encostar na tigela onde está o chocolate, o vapor é suficiente para derretê-lo.
4) Enquanto isto, bata as gemas com açúcar na batedeira até virar um creme branco.
5) Adicione 1/3 do chocolate derretido à mistura de gema. Mexa com espátula.
6) Após obter uma mistura homogênea, adicione o restante do chocolate. Não colocamos tudo de uma vez, para evitar que a gema cozinhe.
7) Agora bata as claras em neve. Adicione-as ao chocolate em 3 etapas. Na primeira inclusão, não precisa ser tão delicado(a) para mexer, na segunda tenha mais cuidado e, na última, seja super cuidadoso(a), mexendo de baixo para cima.
8) Distribua a massa nos ramequins untados, recheie-os até a boca (um pouco a mais), bata de leve na pia para que a massa preencha bem o recipiente, depois retire o excesso passando uma faca (com o corte virado para cima). Por fim, passe a ponta do dedo por toda a borda interna do ramequin, isto ajudará o suflê a crescer reto.
9) Leve-os ao forno por 10-15 minutos.
10) Quando estiver pronto, coloque uma pitada de flor de sal e sirva imediatamente.

Gostaram? Quem quiser mais dicas, siga a Bi no instagram @bsimoes_cozinhaautoral e também não deixe de acessar seu site com mais informações de produtos, além de opcão para entrega!

Deixe seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

.