Receita de Sorvete de Caramelo Salgado e Tuile de Amêndoas | Boas de Garfo
IMG_7220

Receita de Sorvete de Caramelo Salgado e Tuile de Amêndoas

Como prometido, abaixo as receitas do sorvete de caramelo salgado e da tuile de amêndoas que comemos fim de semana passado. Optamos por colocar a tuile de amêndoas em cima do sorvete para dar uma crocância (ficou uma delícia!), porém os biscoitos são ótimos também para acompanhar um café ou chá!

Bon appétit!

Sorvete de caramelo salgado

IMG_7220

Ingredientes

4 colheres de sopa de manteiga com sal
½ colher de chá de sal marinho
1 xícara de creme de leite
2 xícaras de leite integral
1.5 xícaras de açúcar
5 gemas
¾ colher de chá de essência de baunilha
1 colher de sobremesa de conhaque

 

Modo de Preparo

1. Para iniciar, deve-se fazer um caramelo com o açúcar. Aqueça o açúcar em uma panela, em fogo médio, até que esteja inteiro dissolvido. Não mexa com uma colher, apenas movimente a panela devagar, para que o açúcar não queime.

2. Tire do fogo e adicione a manteiga e o sal. Acrescente o creme de leite, misture bem. Nessa hora, pode ser que o caramelo endureça.

3. Retorne ao fogo baixo e misture até que o caramelo esteja todo derretido.

4. Acrescente o leite e, em seguida, despeje um pouco da mistura sobre as gemas. Retorne as gemas à panela e leve ao fogo baixo, misturando sempre, até que comece a engrossar. A mistura não deve ferver. O ponto certo é quando começa a formar uma camada mais grossa na colher de pau. Se tiver um termômetro, a temperatura deve ser de 71 a 77 ºC.

5. Adicione e baunilha e o conhaque e deixe esfriar.

6. Leve à geladeira até que fique bem gelado e prepare o sorvete na máquina.

7. Utilizamos a máquina da Cuisinart, que pode ser encontrada em várias lojas de utensílios de cozinha.

Tuiles de amêndoas

IMG_7228

Ingredientes

½ xícara de manteiga
½ xícara de farinha de trigo
1/3 xícara de suco de laranja
1 ¾ xícaras de açúcar de confeiteiro
50g de amêndoas picadas

Modo de Preparo

1. Misture a manteiga e o açúcar até ficar homogêneo. Acrescente suco de laranja e, em seguida, farinha de trigo e amêndoas picadas.

2. Você pode substituir as amêndoas por castanha do pará, pistache, frutas secas, ou uma mistura de todos. Raspas de limão ou de laranja também vão bem.

3. Coloque colheradas pequenas da mistura em um tapete de silicone, deixando 10 cm de espaço entre eles. Se você não tiver tapete de silicone, use uma assadeira normal, untada com manteiga e farinha.

4. Asse em forno médio (180 graus) até que fiquem dourados (aproximadamente 15-20 minutos).

5. Tire do forno e, enquanto os biscoitos ainda estiverem quentes, tire-os da assadeira ou tapete com a ajuda de uma espátula e molde-os em formato de telha, colocando-os em cima de um abridor de massa (ou qualquer outro objeto redondo, como garrafa ou copo). Deixe o biscoito esfriar no molde. Ele endurecerá quando estiver frio.

6. Se os biscoitos endurecerem antes que você tenha moldado todos, volte-os ao forno rapidamente para amolecerem um pouco.

Receita by: Isabella Magano

Deixe seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

.