Dicas de Fernando de Noronha | Boas de Garfo
IMG_7450

Dicas de Fernando de Noronha

Semana passada, finalmente conhecemos Fernando de Noronha! Era um lugar que estava no nosso “bucket list” por um tempinho, e que superou todas nossas expectativas. O lugar realmente é um paraíso. Postamos algumas fotos no Instagram, e fizemos um post completo com todas as dicas e detalhes de nossa viagem. Confira abaixo!

IMG_7556

COMO CHEGAR

O arquipélago de Fernando de Noronha fica a 545 km de Recife. Existem 3 ou 4 voos diários para a ilha, vindos de Recife ou de Natal e operados pela Azul ou Gol. Nós voamos de Azul e foi super tranquilo e pontual. Fomos de São Paulo até Recife (3 horas de voo) e depois Recife para Noronha (50 minutos de voo).

CLIMA/MELHOR ÉPOCA

Nós fomos no finalzinho de Janeiro (uma semana antes do Carnaval). Infelizmente pegamos dois dias com o tempo encoberto e chovendo, porém depois o tempo abriu e não fechou mais. Como a ilha fica longe do continente, o clima é bem imprevisível (não confia no Climatempo!). Às vezes o dia começava com nuvens e depois o sol aparecia.

Se você curte surf, a época ideal é no verão entre dezembro e fevereiro. O mar fica bem mais movimentado e com muitas ondas. Nós vimos muitos surfistas por lá! Se você prefere um mar mais calmo, recomendamos ir de julho a outubro. Dizem que setembro é o melhor mês para visitar a ilha, pois a visibilidade da água é surreal!

POUSADA ZÉ MARIA

Depois de muita pesquisa, nós decidimos ficar na pousada Zé Maria, uma das pousadas mais famosas da ilha. Gostamos bastante de nossa estadia lá! A pousada tem 21 quartos espalhados por uma área verde e muito agradável. Os quartos standard (que ficamos no começo) são pequenos porém, confortáveis. Depois mudamos para um bangalô mais premium, que era bem mais espaçoso e possuia uma varanda com jacuzzi e rede. Claro que o preço muda bastante de um quarto para o outro. Mas os grandes destaques da pousada foram a piscina, que tem uma vista linda para o Morro do Pico e o serviço. Ficamos impressionadas com o serviço da casa –  todo mundo super simpático, prestativo e com ótimas dicas!

Vista da piscina na pousada!

Vista da piscina na pousada!

Caminho para os quartos

Caminho para os quartos

Recadinho fofo na nossa chegada

Recadinho fofo na nossa chegada

Horta enorme da pousada

Horta enorme da pousada

Bangalô premium

Bangalô premium – Pousada Zé Maria

Para valores e reservas, acesse o site da pousada AQUI.

PRAIAS & PASSEIOS

A ilha é bem pequena, porém existem diversas praias maravilhosas, cada uma com sua peculiaridade. Recomendamos fazer o ILHA TOUR no primeiro dia da viagem, assim você já conhece e se familiariza com todas as praias. Além disso, o guia também conta um pouquinho da história da ilha, detalhes sobre cada praia, e vários outros segredinhos de Noronha. Nós fizemos o ilha tour privado com um 4×4, o que foi perfeito! Também existem opções de buggy ou em grupos maiores (8-10 pessoas).

Nosso guia foi o Pontual! Nós adoramos ele! Além de conhecer a ilha inteirinha, ele nos levou para mergulhar (e estava super empenhado em achar os tubarões e tartarugas) e tirou as melhores fotos da viagem! Ele é simpaticíssimo e muito divertido. Super recomendamos!

Contato: (81) 99529-0656/ insta: @manoel_pontual

Nosso guia figura!

Nosso guia figura!

De todas as praias da ilha, nossas prediletas foram:

PRAIA DO SANCHO: Eleita a praia mais bonita do mundo. Para chegar na praia precisa descer uma escadinha no meio das pedras! O visual é surreal!

IMG_7530

PRAIA DO LEÃO: Maravilhosa! Ficamos tão encantados com a praia, que voltamos o dia seguinte para tomar um sol e relaxar. A praia é praticamente deserta, e a água transparente! A praia é conhecida por ter o maior índice de desova de tartarugas marinhas.

IMG_7541

CACIMBA DO PADRE: Além da praia ser linda, ela é o point dos surfistas! Adoramos ficar olhando os surfistas se aventurarem nas ondas grandonas! Ah, a praia também conta com um restaurante chamado “Point do Cacimba”, um lugar simples que serve um peixinho na folha de banana super gostoso.

DCIM126GOPRO

PRAIA DA CONCEIÇÃO: A praia costuma ser a mais lotada da ilha, pois conta com alguns bares e restaurantes que oferecem estrutura de praia (guarda sol, cadeira, etc). Você também pode pedir petiscos e caipirinhas a beira mar. Mas cuidado, pois os preços são bem elevados!

NÃO DEIXE DE…

Fazer a TRILHA DO ATALAIA. Você pode escolher entre a trilha longa (4 horas) ou a trilha curta (1 hora). A trilha acaba em uma piscina natural maravilhosa que funciona como uma espécie de berçário para os animais. Vimos diversos peixinhos, polvos e até moréias.

* Precisa agendar com antecedência!

Praia do Atalaia

Praia do Atalaia

Ver o pôr do sol no FORTE DO BOLDRÓ. O local tem uma vista magnífica para o Morro dos Dois Irmãos e conta com um barzinho com música ao vivo. Clima perfeito para ver um pôr do sol deslumbrante.

Pôr do Sol maravilhoso!

Pôr do Sol maravilhoso!

Fazer o MERGULHO DE CILINDRO. Gente, não tem como ir pra Noronha e não mergulhar de cilindro. Nós fizemos o batismo e foi incrível. A sensação de estar 15 m abaixo da água é surreal, um mundo completamente a parte do nosso! Vale a pena.

*Recomendamos as empresas Águas Claras ou Atlantis.

Com o instrutor Tulio!

Com o instrutor Tulio!

Alugar um BUGGY para transporte na ilha. O melhor jeito de se locomover pela ilha é de buggy. Tudo é super bem sinalizado, por isso é muito fácil ir de uma praia pra outra. Além de ser muito divertido, o buggy te dá liberdade para fazer o que você quiser pela ilha sem nenhuma preocupação. Lá, os taxis são muito caros, então não vale a pena! Também não recomendamos ficar andando pela ilha, pois o calor é insuportável!

Com nosso buggy!

Com nosso buggy!

Trazer EQUIPAMENTO DE SNORKEL de casa. Todas as praias em Noronha são lindas e tem o mar transparente! Você vai querer mergulhar em todas! Por isso recomendamos trazer o equipamento (goggles + snorkel). Claro que você pode alugar isso lá, mas além de ser caro, é meio anti-higiênico né? Compensa bem mais comprar um baratinho por aqui e levar!

tartaruga enorme que vimos na Enseada das Caeiras

tartaruga enorme que vimos na Enseada das Caeiras

Experimentar o SORVETE DE TAPIOCA COM AÇAI do Mundo Verde. O Mundo Verde é tipo um point da ilha. Todos os surfistas vão lá a noite para tomar um açaí. Ficamos sabendo que o local servia o melhor sorvete de tapioca então fomos conferir. Não deu outra, ficamos viciados no sorvete! Cremoso e melado feito com bastante leite condensado, coco e claro, tapioca. E com o açaí então, fica perfeito!

RESTAURANTES

VARANDA

Um dos melhores restaurantes da ilha! A casa, comandada pelo chef Auricélio Romão, tem o ambiente agradável e descontraído. O local conta com um salão interno espaçoso e uma varanda charmosa que é super concorrida. O cardápio oferece pratos típicos nordestinos com toque contemporâneo. Os pratos são todos bem servidos e os que experimentamos estavam super saborosos! Recomendamos o camarão no creme de abóbora com arroz e farofa crocante. Imperdível!

*Não precisa de reserva.

CACIMBA BISTRÔ

Do mesmo dono do Varanda, o Cacimba tem um ambiente um pouco mais simples, porém bem charmoso. O cardápio segue a mesma linha da comida nordestina, com diversos pratos fartos e com frutos do mar. Pedimos o bobó de camarão que estava bem gostoso!

bobó de camarão delicioso!

bobó de camarão delicioso!

*Não precisa de reserva.

XICA DA SILVA

Famoso por servir a melhor picanha da ilha, o Xica da Silva é uma outra boa opção de restaurante em Noronha. O ambiente é simples e rústico, porém a comida é muito bem feita. Recomendamos o Peixe Mestiço, um dos carros chefes da casa, que vem com peixe com molho pesto e purê de abóbora gratinado com camarões. Gostamos bastante deste prato!

Peixe Mestiço - um dos carros chefes da casa

Peixe Mestiço – um dos carros chefes da casa

*Não precisa de reserva.

FESTIVAL DO ZÉ MARIA

O festival gastronômico na Pousada Zé Maria é famosíssimo na ilha. Uma tradição que acontece toda quarta-feira. O Zé Maria prepara um verdadeiro banquete, com mais de 40 tipos de pratos. Como estávamos hospedados na pousada, claro que tivemos que conhecer. Infelizmente, ficamos um pouco decepcionados. Achamos muita quantidade para pouca qualidade. A comida não estava saborosa e não gostamos muito do ambiente lotado e meio “zona” para se servir. Além disso, achamos bem caro – R$150 por pessoa (sem bebida).

Zé Maria apresentando o festival!

Zé Maria apresentando o festival!

*Precisa reservar com antecedência.

POUSADA TEJU-AÇU

Estávamos curiosos para conhecer a pousada, especialmente o restaurante que tínhamos ouvido falar muito bem. Não nos decepcionamos! Além da pousada ser um charme, a comida é muito boa! A casa oferece pratos com ingredientes locais porém com um toque moderno. Tudo muito lindo de se ver e delicioso de se comer! Um dos lugares que comemos melhor na ilha!

*Precisa reservar com antecedência.

MERGULHÃO

Lugar perfeito para comer algo gostoso, tomar uns drinks e curtir o pôr do sol da ilha. O restaurante, que fica pertinho do porto, tem uma vista maravilhosa! O ambiente é aberto e tem mesinhas e pequenos lounges com sofás. A comida também é muito boa! Pedimos um peixe com banana e arroz de coco que estava delicioso. Ótimo programa para um final de tarde tranquilo!

Curtindo o pôr do sol com um tartar de atum e aperol spritz!

Curtindo o pôr do sol com um tartar de atum e aperol spritz!

*Não precisa de reserva.

Dois lugares que queríamos muito conhecer porém estavam fechados são o Mesa da Ana e Palhoça na Colina. Os dois tem o mesmo conceito: o jantar é servido dentro da casa da pessoa que prepara um jantar espetacular. Dizem que os dois são divinos!

Nós ficamos apaixonados por Noronha! Um lugar extremamente especial, que todo mundo precisa conhecer. Além de ter um visual esplendido, com as praias mais lindas do mundo, a ilha também conta com ótimas pousadas e restaurantes deliciosos! Pacote perfeito! O paraíso existe no Brasil e é em Fernando de Noronha.

IMG_7522

Deixe seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

.