Huto
Foi aniversário do meu pai, então decidimos ir jantar em algum lugar especial. Na hora escolhemos o Huto, um restaurante japonês sofisticado digno de comemoração. É o tipo de restaurante que você vai em ocasiões especiais e sem dúvida, cada vez é uma experiência diferente. Um restaurante contemporâneo mas que não perde suas raízes. A missão do restaurante é valorizar o sabor natural dos ingredientes, por isso o cliente é aconselhado a não usar shoyu ou wasabi nos pratos.
O Huto já existe desde 2007 e permanece, na minha opinião, como um dos melhores restaurantes japoneses de São Paulo. Por sair da rota gastronômica típica de São Paulo (Jardins, Itaim etc), o restaurante é livre de esperas muitos longas, o que é fundamental nos dias de hoje. A casa conta com 40 lugares em um ambiente aconchegante e de decoração discreta.
O dono, Fábio Honda, é ex-maître do Jun Sakamoto e uma simpatia de pessoa que sempre nos recebe super bem. O Huto é conhecido pelo omakase (menu degustação) então nem pensamos duas vezes e botamos a fé no Fábio.
Se decidir ir de omakase, de costume já perguntam se você tem alguma preferência/restrições o que garante maior satisfação. Então vamos a comilança!
Salmão levemente selado na manteiga com limão, shoyu e brotos de beterraba. O salmão despedaça na sua boca de tão fresco e o toque da manteiga é surreal e diferente de qualquer coisa que já provei!
Atum (semi) gordo – rosadinho e muito fresco! Não era época ainda de atum gordo. Se o semi estava bom, imagina o gordo então!
Tempurá de ovo de codorna trufado com alho poró crocante. Uma explosão de sabores! Eu sou super fã de ovos, trufado ainda, nem se fala!
Vieira empanada com limão e sal – um jeito diferente de comer a tradicional vieira. Você coloca ela no molhinho de limão e depois adiciona um pouco de sal. Divino!
Carpaccio de polvo com curry, limão siciliano, flor de sal e cebolinha – delicioso! O curry dá um toque diferente.
Espaguete de uni com ovas de ouriço, tomate, trufa negra regada ao molho de limão e azeite (esse prato não fazia parte do omakase então pedimos à parte)
Robalo com broto, pimenta coreana ovas de massago, limão siciliano, limão tahiti, shoyu, azeite e flor de sal – além de lindo, estava sensacional! Era criação própria do sushiman que nos atendeu.
Sushi de carapau com umeboshi e cebolinha – demais!
Sushi de buri com yuzu e carassumi (bottarga)
Sushi de robalo com shissô, raspas de limão tahiti e flor de sal. Dá pra ver que eles amam usar limão lá, né? Faz toda a diferença, na minha opinião.
Barriga de salmão massaricada com limão siciliano, shoyu e flor de sal. Um clássico pra lá de bom!
Atum, azeite trufado e flor de sal – derrete na sua boca!
Atum massaricado com azeite, pimenta coreana, cebolinha, limão siciliano, flor de sal e alho torrado. O alho dá um crunch muito gostoso!
Ouriço com gema de ovo de codorna, limão siciliano e sal. Surreal de bom!
Vieira com limão siciliano, azeite e sal.
Sushi de king crab com limão siciliano, azeite e flor de sal
Antes da sobremesa, ainda perguntam se queremos repetir alguns dos pratos mas estávamos tão satisfeitos que recusamos. Pedimos então a sobremesa de maçã verde que consistia de sorbet de maçã verde com calda de framboesa e gelatina de vinho branco. Refrescante e muito gostoso! É bom comer sobremesas originais e diferentes das tradicionais.
Sem uma sombra de dúvida, o Huto é um dos melhores restaurantes japoneses da cidade de São Paulo. Lá você irá comer muito bem e ser muito bem atendido – é uma verdadeira experiência gastronômica! Dica anotada?
Endereço: Avenida Jandira, 677 – Moema (São Paulo)
Telefone: (11) 5052-6804
CUSTO: Nunca comi à la carte, mas em relação aos omakases, temos 3 opções com preços variados. Acabamos escolhendo a segunda opção que custa R$170 por pessoa e traz peixes variados além de iguarias e pratos quentes.
AMBIENTE: Minimalista e contemporâneo, porém aconchegante.
SERVIÇO: Ótimo – os garçons são muito bem instruídos e se sentar no balcão, não deixe de conversar com os sushimen que são super simpáticos e explicam tudo sobre os pratos.
VALE A PENA?: Muito! Não é um restuarante pra ir toda semana mas com certeza em ocasiões especiais. Você sai de lá muito feliz e satisfeita!