Sal Gastronomia

Do talentoso chef Henrique Fogaça, o restaurante Sal Gastronomia oferece um cardápio enxuto, porém delicioso.  Localizado no pátio da Galeria Vermelho, a casa é moderna, com poucas mesas e um balcão onde podemos ver a cozinha e o chef trabalhando.

balcão com vista para a cozinha

balcão com vista para a cozinha (fonte: Gastronomia e Fotografia)

Chegamos umas 21:30 em uma quarta-feira e o restaurante estava lotado. Por isso, tivemos que esperar um pouco para sentar.  Na parte de fora, tem várias mesinhas para aguardar, o que torna a espera um pouco mais agradável, mas como estava chuviscando, decidimos ficar pra dentro.

mesinhas na parte de fora

mesinhas na parte de fora (fonte: Lost at E Minor)

Assim aproveitamos para conhecer o bar em cima do restaurante, o Admiral’s Place, inspirado nos clássicos bares de hotéis, com poltronas de couro e mesinhas redondas de madeira.  O garçom nos recomendou um drink especial: gin tônica com mel, infusão de baunilha e chá de camomila. Adoramos!

bar Admiral's Place

bar Admiral’s Place (fonte: Google)

Quando finalmente sentamos, estávamos famintos por isso nem pegamos o couvert e fomos direto pra entrada.  Pedimos o steak tartar com fritas que estava muito bom!  A carne estava macia e muito bem temperada, e as batatas rústicas super crocantes.   Sempre uma boa pedida!

steak tartar com fritas

steak tartar com fritas

Ficamos muito na dúvida em relação aos pratos principais, já que tudo parecia maravilhoso. Mas, acabamos escolhendo algumas recomendações: o cupim na manteiga de garrafa, mandioca cremosa e farofa de banana.  A carne vem desfiada, super macia e saborosa, derrete na boca, e os acompanhamentos combinaram perfeitamente.

cupim na manteiga de garrafa, mandioca cremosa e farofa de banana

cupim na manteiga de garrafa, mandioca cremosa e farofa de banana

Também pedimos o atum em crosta de gergelim ao molho teryiaki, arroz negro, pupunha e tomate.  O prato estava maravilhoso, além de lindo! O atum é selado levemente por fora e é cru por dentro. Estava super fresco e macio e ficou uma delicia com o sabor docinho do teryiaki.

atum em crosta de gergelim ao molho teryiaki, arroz negro, pupunha e tomate

atum em crosta de gergelim ao molho teryiaki, arroz negro, pupunha e tomate

Com certeza vamos voltar para experimentar outros pratos, especialmente o nhoque de mandioquinha com ragu de javali, que dizem ser espetacular.  Além disso, vamos guardar um espacinho para a sobremesa. Fiquei de olho no  brigadeiro com castanha do pará e sorvete de paçoca que parece ser divino.

Uma experiência agradável e intimista para um jantar durante a semana. Recomendo!

Endereço: Rua Minas Gerais, 352 – Consolação
Telefone: (11) 3151-3085

CUSTO: preço médio de R$ 90,00 a R$ 125,00 por pessoa, incluindo entrada, prato e sobremesa.
SERVIÇO: simpático e atencioso. Nosso garçom conhecia bem os pratos e nos fez ótimas recomendações.
AMBIENTE: apenas 35 lugares, minimalista, e cool. A cozinha aberta dá um charme a parte!
VALE A PENA: sim! Um cardápio criativo e delicioso. Para quem gosta de arte, depois da refeição vale também dar uma passada na Galeria Vermelho, que é super bacana.

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *