Astrid y Gaston – Santiago, Chile
Morria de vontade de conhecer o restaurante Astrid y Gaston, restaurante peruano tradicional que, junto ao D.O.M., são os únicos representantes da América Latina na lista dos 50 melhores restaurantes do mundo.
Quando marcamos nossa viagem pelo Chile, não pensei duas vezes e logo reservei uma mesa para conhecer o famoso restaurante do premiado chef Gastón Acurio na cidade de Santiago.
A fachada do restaurante é simples, em uma casinha alaranjada. Porém o salão interno é mais clássico e elegante, com pé direito alto e vista para a cozinha de vidro, que torna o jantar uma experiência muito bacana. Percebi que havia uma mistura de turistas, locais e até algumas reuniões de negócios por lá.
Como não estávamos morrendo de fome, pulamos a sugestão do garçom de pedir o menu degustação. Fui madura mas me arrependi já que falam que é de comer de joelhos!
Começamos com uma entrada espetacular, que dava vontade de pedir mais 5! Tem que pedir a porção de camarões crocantes acompanhado de purê de batata doce e molho de maracujá. Os camarões eram empanados com quinoa! Uma delicia! A acidez do molho de maracujá se contrabalançou bem com o gostinho da batata doce.
Estava com desejo de lagosta então pedi como meu prato principal uma cauda de lagosta, manteiga com estragão, molho de crustácos, e marmaon cremoso com alho poró. Estava dos deuses! É claro que a porção de lagosta poderia ter sido mais generosa, mas os sabores estavam incríveis e diferentes de qualquer coisa que já experimentei. O marmaon é um prato típico árabe que minha tia-avó fazia para mim quando era menor. É como se fosse um cuscuz feito de trigo mas do tamanho de uma pérola. Estava divino!
Outro prato campeão com a coxa de pato cozida em seu próprio caldo com ravióli de abóboras. O pato estava bem macio e bem temperado e o ravioli estava espetacular! Também, sou suspeita e amo qualquer coisa com abóbora.
Pedimos também o arroz cremoso cozido em molho de crustáceos, com camarão, polvo e ervilhas. Era mais cremoso que um risotto mas bem parecido e estava bem gostoso, com um sabor bem rico.
Por último, a coxa de cordeiro em seu próprio molho com especiarias e sorrentinos reacheados com pepian de milho. A carne estava bem molhadinha e fácil de tirar do osso. Aprovado!
De sobremesa, pedimos a degustação de chocolates! Esfera de chocolate, sorvete de chocolate com avelãs e trufas também de chocolates. Muito yummy!
Eu gostei bastante do restaurante, por mais que o serviço estava um pouco confuso. O preço é um pouco mais salgado, parecido com os bons restaurantes aqui de São Paulo, mas valeu a pena! Foi um jantar muito agradável com sabores inusitados e diferentes do comum. Mesmo conhecendo a unidade de Santiago, faço questão de ir ao Astrid y Gaston de Lima quando visitar o Peru!
Dica: Não esqueçam de fazer reserva! E ao sair, peça ao restaurante chamar um taxi para você (mas verifica se não é um motorista particular pois esses cobram o dobro para fazer o mesmo percurso! São bem malacos esses taxistas chilenos…)
ASTRID Y GASTÓN
Endereço: Calle Antonio Bellet 201, Providencia – Santiago, Chile
Telefone: + (56) 2 650 9125
Horários de atendimento: De segunda à sexta das 13hs às 15hs (almoço), e segunda a sábado das 20hs à meia-noite (jantar)
Site: http://www.astridygaston.cl/