Central – Lima

Fomos conhecer o Central, eleito o melhor restaurante da América Latina em 2014 pela revista inglesa Restaurant. Em 2015, foi votado o 4º melhor restaurante do mundo! Fica sob comando do chef Virgílio Martinez, que descreve as receitas de seu cardápio como “culinária peruana reinventada”. Os ingredientes são dos mais diversos, todos usados de uma forma inventiva em uma apresentação majestosa.

Chef Virgílio Martinez (Fonte: Que Rica Vida)
Chegamos ao restaurante que ficava a poucos metros do nosso hotel! Sorte nossa! Fomos caminhando pelo agradável bairro de Miraflores. Chegamos lá e fomos direto para nossa mesa. O restaurante não é muito grande. Possui uma decoração moderna e minimalista, e as mesas tem vista para a cozinha aberta em que é possível ver toda a ação, inclusive o próprio Chef Virgílio comandando os outros cozinheiros.

Central (Fonte: Pan American World)
Pedimos alguns piscos sours para embalar a noite e recebemos um dos melhores couverts que já experimentamos: pão de coca, pão de batata, pão de araymba (um tipo de cactus) e manteiga tostada! Dos deuses!

Pisco Sour + melhor couvert do mundo! Pão de coca, pão de batata, pão de aryamba + manteiga tostada!
O cardápio era uma mistério. Estava tudo escrito mas NADA fazia sentido. Fizemos mais de 1000 perguntas para nosso garçom, que pacientemente explicava, mas mesmo assim, estávamos confusas. Percebemos que o mistério fazia parte da experiência como um todo e decidimos deixar a surpresa nos levar! Afinal, o restaurante é premiado, né? Não tem como ser ruim.
Para começar, pedimos duas entradas. A primeira era um crudo de peixe do dia, com leite de cocona, quinoa branca, vegetais de raiz e gengibre. Estava sensacional, além de lindo! Super refrescante, aromático e levinho.

Entrada #01: crudo de peixe do dia, com leite de cocona, quinoa branca, vegetais de raiz e gengibre.
A outra entrada que escolhemos foi o polvo grelhado com aroma de milho, lentilhas, azeitonas botija e tomates. Meu deus, que coisa boa! O polvo estava perfeito! Macio macio, todos os elementos do pratos se complementaram tão bem. A noite começou MUITO bem.

Entrada #02: polvo grelhado com aroma de milho, lentilhas, azeitonas botija e tomates.

Close up!
Ambas entradas foram servidas com batatinhas e avocados em pedaços. Delicioso!

Avocado + batatinhas
Custou para nós pedimos os pratos principais. Todos pareciam bons! Finalmente decidimos…Fomos no Beef Short Ribs cozido por 24 horas, com creme de “vaca feliz, kañiwa (um tipo de quinoa) e cenoura. Bom, nem precisa dizer que a carne se soltava de tão macia. Estava muito saborosa! O acomapnhamento era como se fosse um canneloni recheado que estava bem gostosinho. Só não fizemos muita questão das cenouras. Achamos que poderia ter sido algum outro legume mais interessante.

Beef Short Ribs cozido por 24 horas, com creme de “vaca feliz, kañiwa (um tipo de quinoa) e cenoura.
Pedimos também a garoupa assada com quinoa negra, batatas nativas, calamari e ervilhas. Uma perdição! Um prato super bem executado e com uma apresentação de cair o queixo! Vinha com uma panelinha com as ervilhas. Adoramos!

Garoupa assada com quinoa negra, batatas nativas, calamari e ervilhas.
Por último, o prato mais diferente da noite: Arapaima copiaxu (um tipo de peixe) com palmito defumado, cushuru (um tipo de bactéria comestível coletada em áreas úmidas da Cordilheira dos Andes), pampa yuyo (um tipo de flor) e um purê de couve flor (servdo na panelinha). Estava simplesmente delicioso! Nunca vou me esquecer deste prato.

Arapaima copiaxu (um tipo de peixe) com palmito defumado, cushuru (um tipo de bactéria comestível coletada em áreas úmidas da Cordilheira dos Andes), pampa yuyo (um tipo de flor) e um purê de couve flor (servdo na panelinha).
Não podíamos sair de lá sem ao menos experimentar uma sobremesa. Pedimos a Cacao Forest, uma sobremesa com vários tipos de chocolate, muña (menta) e yuyo (um tipo de flor). Mais uma vez, a apresentação nos deixou de queixo caído! E o gosto então, nem se fala!

Sobremesa: Cacao Forest
Ainda ganhamos mais docinhos para terminar a noite.

Chocolatinhos

Uma espécie de pé de moleque + gelatina

Finas camadas de chocolate amargo com menta. E essa apresentação?

Marshmallow!
Foi uma experiência maravilhosa! Super indicamos para quem estiver de passagem por Lima! Realmente é tudo o que falam…vocês acreditam que o próprio chef veio até a nossa mesa perguntar o que tinhámos achado da comida e de tudo? Ficamos tão nervosas (pois convenhamos, o moço é bonito…) que não conseguíamos nem falar nada). Devíamos ter tirado uma foto, igual uns gringos na mesa ao lado, mas deixa pra uma próxima vez! Depois queremos saber da experiência de quem for!
CENTRAL
Endereço: Santa Isabel 376 – Miraflores – Lima, Peru
Telefone: +51 1 2428515 / 2428575
Horários de funcionamento: Almoço: segunda à sexta de 12:45h às 15h15 /Jantar: segunda à quarta das 19h45 às 123h15 / quinta à sábado das 19h45 às 23h45
Reservas: Mandar email para reservas@centralrestaurante.com.pe y e receba um código de reserva com confirmação. Se preferir, ligue no número
+51 1 2428515 / 2428575 entre segunda a sexta das 9h às 18h. É preferível fazer reservas com pelo menos 30 dias de antecedência. É necessário especificar se for fazer o menu degustação.